terça-feira, 25 de outubro de 2011

Retrô

A cama de madeira se transforma em um aconchegante sofá, conferindo

personalidade ao ambiente e compondo perfeitamente com as estampas

e formas mais puras dos demais objetos.

Arquitetura e design de interiores estão em constante modificação e sempre evoluindo juntas. Podemos identificar os estilos de cada época através de características de formas, materiais empregados e técnicas construtivas. Estilos que retratam a sociedade ao longo de décadas e seus costumes.

E qual estilo da atualidade? E em um mundo tão globalizado, de fácil acesso a informações, fácil ir e vir, onde as pessoas são uma somatória de culturas diversas absorvidas ao longo da vida, através de viagens, internet, etc. que estilo definiria nosso tempo?

Nenhum e todos. A arquitetura, o design, mais do que nunca passam a ter um apelo emocional muito forte na vida das pessoas. Não é de hoje que se sabe que a casa é o micromundo de cada indivíduo, é o retrato mais puro de sua personalidade. A “arquitetura dos sentimentos” visa trazer conforto a vida frenética de muitos, garantir a segurança de outros, relaxar, divertir, acolher... e o que são estes conceitos se não a interpretação individual de cada ser?

Esse universo de sensações, que resgata lembranças e enfatiza emoções é o cenário ideal para a utilização de “móveis retrô”.

Considera-se retrô, móveis antigos ou fabricados utilizando linhas e formas de estilos antigos. Este conceito carrega com ele um apelo sentimental muito grande, bem característico do momento atual do design de interiores, onde a única regra é causar emoções.

Sendo assim, tudo que causar sensações pode fazer parte da composição dos ambientes residenciais ou comerciais. Cabem aqui, desde uma peça decorativa original de décadas passadas, na família a anos, até um móvel fabricado na atualidade mas que possui formas que convidam a uma viagem ao passado e desperta sentimentos.

As portas da casa enfeitam a parede e lembram a época em que a família

morava em uma casa numa cidadezinha do interior.

Reformar, restaurar , repintar, estofar, são as palavras de ordem pra quem quer compor um ambiente exclusivo e cheio de personalidade.


Exemplo de composição com molduras de época e fotos antigas.

A colcha de retalhos, da época da vovó,

aconchega o ambiente e convida a sentar e fitar as imagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário